Humil…dade Ou hação
Antes de entrar no tema deste artigo, permita-me agradecer-lhe o tempo que está a investir nesta leitura! Não sei se fará sentido para si o que de seguida vou escrever, mas de uma coisa tenho a certeza, se assim o decidir, talvez este texto o possa ajudar a conseguir olhar de forma diferente para o seu futuro e o que pode fazer com ele! Porque “Loucura? Loucura é fazer sempre as mesmas coisas e esperar resultados diferentes”!
Quando olho para o meu passado recordo vários momentos em que tive muita dificuldade em perceber e aceitar a diferença entre estas duas palavras que tem um início comum…Humildade ou Humilhação! Hoje, enquanto Coach, percebo o quão fácil é confundirmos estas duas palavras e como o seu impacto em nós pode mudar radicalmente a nossa vida!
A palavra Humildade, segundo o dicionário, significa “qualidade de quem reconhece os próprios erros” e a palavra Humilhação significa “ato de tratar alguém com desprezo”! No entanto a palavra Humildade, representa para muitas pessoas, pobreza, ou inferioridade e talvez por isso tenhamos tanta dificuldade em sentirmo-nos humildes.
O que agora vos desafio a fazer é a reflectir sobre estas duas palavras e como nós escolhemos em diferentes momentos da nossa vida, usar uma ou outra! Quantas vezes se sentiram humilhados, ou seja, quantas vezes sentiram que alguém vos estava a tratar com desprezo, que estava a ter com vocês uma atitude que vos levou a sentirem-se humilhados? E humildes, quantas vezes se sentiram humildes, ou seja, quantas vezes reconheceram os vossos próprios erros, quantas vezes aceitaram que podiam ter feito algo diferente?
Estas duas palavras já me fizeram reflectir bastante em vários momentos da minha vida, especialmente a partir do momento em que decidi dedicar a minha vida a ajudar outras pessoas a obterem os melhores resultados possíveis para as suas vidas enquanto Coach! É de facto impressionante a capacidade de escolha que o ser humano tem à sua disposição, pois perante a mesma situação podemo-nos sentir humildes, ou humilhados e o efeito que isso terá na nossa vida fará toda a diferença!
Se naquela conversa, com aquela pessoa, em que ela me disse aquilo que me fez sentir humilhado, eu tivesse escolhido sentir-me humilde e simplesmente tivesse aceitado as palavras dela, mesmo que não concordasse? E se naquele dia, em que o meu chefe me chamou a atenção à frente de toda a equipa, ao invés de eu me sentir humilhado, eu me tivesse sentido humilde? Como é que a minha vida seria diferente?
Humildade e Humilhação até podem ser palavras parecidas, mas o seu impacto na nossa vida é completamente diferente e cabe-nos a nós, escolher qual delas eu quero sentir nos diferentes momentos da nossa vida! É bom entendermos que ser humilde não é concordar com tudo o que nos dizem ou fazem, é simplesmente aceitar que o outro pode ser diferente, pode ter a sua opinião e visão daquele momento, sem que eu me sinta atacado, sem que eu me sinta inferior, sem que eu me sinta humilhado!
Quanto tomamos consciência da diferença entre estas duas palavras, podemos ganhar um outro olhar sobre alguns momentos da nossa vida, podemos passar a decidir diferente e quando decidimos diferente, obtemos resultados diferentes!
Da próxima vez que sentires a Humilhação a tomar conta de ti, pára, analisa esse momento e pergunta a ti próprio, e se eu escolher sentir Humildade?
A nossa vida é diariamente composta por um conjunto de escolhas que fazemos e são essas escolhas que ditam os resultados que obtemos, por isso deixo-vos aqui o desafio, experimentem a sentir mais vezes Humildade na vossa vida e talvez possam ficar surpreendidos com os resultados que poderão obter!