Multitarefa? Será mesmo possível?
Será mesmo possível sermos pessoas de multitarefas? Será que conseguimos mesmo fazer mais do que uma coisa ao mesmo tempo? Será que algumas pessoas são mais capazes porque o conseguem fazer? Este é um tema muito interessante e sobre o qual hoje vos gostaria de trazer alguma reflexão!
Nos dias que correm cada vez é mais importante, especialmente a nível profissional, sermos o mais produtivos possível no nosso dia-a-dia, pois o tempo é cada vez mais curto para a enorme quantidade de tarefas e temas que temos de dar a nossa atenção! Como tal há pessoas que treinam a sua capacidade de fazer várias coisas ao mesmo tempo por forma a conseguirem lidar com os seus afazeres!
Existe na sabedoria popular de algumas pessoas a crença de que as mulheres conseguem fazer mais do que uma coisa ao mesmo tempo e os homens nem tanto e quer acreditem ou não essa é uma ideia que tem ainda muita força e que faz com que por vezes algumas pessoas se sintam “inferiores”, quando não conseguem fazer mais do que uma tarefa ao mesmo tempo!
Do muito que já li sobre este tema, a questão da multitarefa não existe de facto, mas o que existe sim, é que algumas pessoas conseguem mudar o seu foco de atenção com tal rapidez que parece que estão a fazer várias coisas ao mesmo tempo! Imaginemos um computador onde no ecrã existem várias janelas abertas de vários programas ao mesmo tempo! Cada janela pode ser comparada com uma tarefa que nós temos de fazer e assim como no nosso computador, há janelas que podem estar a “correr” um programa sem necessidade constante da nossa atenção, mas a maior parte dessas janelas necessitam da nossa atenção a 100%! Quando nós fazemos ALT+TAB (já agora deixo uma dica para mudar entre janelas no nosso PC) o que estamos realmente a fazer é a mudar o foco de atenção para outra tarefa, mas continuamos a executar apenas uma tarefa de cada vez!
É verdade no entanto que há momentos do nosso dia em podemos ser multitarefa, como por exemplo nos momentos em que vamos a conduzir para o trabalho e ao mesmo tempo estamos a ter uma interessante conversa com a pessoa que vai ao nosso lado no carro! Isto apenas acontece porque a tarefa de conduzir já está automatizada e como tal já não necessita da nossa atenção constante, mas se por acaso a meio da viagem o carro da frente faz uma travagem brusca, vocês “cortam” a conversa que estavam a ter e focam toda a vossa atenção na condução!
A verdade é que manter a atenção em qualquer tarefa é sinónimo de esforço e apesar de por vezes esse esforço até ser prazeroso, a verdade é que na maior parte das vezes não o é e por isso se torna tão difícil focarmo-nos numa só tarefa! O interessante é que se nos tornarmos “multitarefas” isso pode, para algumas pessoas, ser uma verdadeira fonte de prazer pois assim podem ir variando a sua atenção entre tarefas e evitarem ficarem aborrecidas com o que estavam a fazer!
Com tudo isto, aquilo que vos gostava de deixar hoje é que todos nós temos um potencial enorme para sermos altamente produtivos no nosso dia-a-dia e quer seja com “multitarefa” ou com “monotarefa”, o importante é que nos conheçamos para perceber o que faz sentido para nós, pois a verdade é que apenas cada um pode saber de facto o que resulta melhor para si!
Porque a vida pode ser aquilo que quisermos que ela seja!!!