Antes de entrar no tema deste artigo, permita-me agradecer-lhe o tempo que está a investir nesta leitura! Não sei se fará sentido para si o que de seguida vou escrever, mas de uma coisa tenho a certeza, se assim o decidir, talvez este texto o possa ajudar a conseguir olhar de forma diferente para o seu futuro e o que pode fazer com ele! Porque “Loucura? Loucura é fazer sempre as mesmas coisas e esperar resultados diferentes”!
Hoje vivemos uma época onde felizmente o conhecimento está disponível e é abundante! A maior parte de nós, em pleno mundo ocidental, tem no seu bolso mais informação do que a maior das bibliotecas do antigo mundo, pois com a ajuda do “professor” Google rapidamente temos milhares de informações das mais diferentes fontes, umas credíveis, outras nem tanto!
Vivemos hoje num mundo em que muitas das pessoas tem uma necessidade constante de saber mais, de ter mais informação para que possam ser melhores, de ter mais informação para que possam tomar as melhores e mais sensatas decisões possíveis e por isso dedicam muito do seu tempo a ler, a tirar formações, a pesquisar para se tornarem especialistas na sua área! Nunca foi tão fácil saber muito, nunca foi tão fácil adquirir conhecimento sem a necessidade da experiência, mas será que esse conhecimento é suficiente para alcançarmos os nossos objetivos?
O conhecimento talvez se possa comparar a um veículo que nos transporta de um ponto para o outro, talvez possamos comparar a quantidade de conhecimento adquirida, com o conforto proporcionado por esse veículo, quanto mais conhecimento, mais confortável a viagem fica!
Mas a questão é, conhecem algum veículo que se movimente sem energia? E é aqui que entra a “acção”! Todos os veículos necessitam de energia para se deslocarem, bem como todo o conhecimento necessita de acção para produzir resultados! Acção e conhecimento, quando unidas formam talvez a ferramenta mais poderosa que alguma vez existiu, mas uma sem a outra, são apenas uma chave sem fechadura que nada serve!
Por isso deixo-vos com este desafio, procurem adquirir tanta informação quanto possível, mas lembrem-se de entrar em acção e experienciar, pois é a experimentação que nos indica a informação que devemos procurar, é a acção que nos traz o resultado e é o resultado que pode levar-nos a alcançar os nossos objectivos!