Culpa ou RESPONSABILIDADE?
Antes de entrar no tema deste artigo, permita-me agradecer-lhe o tempo que está a investir nesta leitura! Não sei se fará sentido para si o que de seguida vou escrever, mas de uma coisa tenho a certeza, se assim o decidir, talvez este texto o possa ajudar a conseguir olhar de forma diferente para o seu futuro e o que pode fazer com ele! Porque “Loucura? Loucura é fazer sempre as mesmas coisas e esperar resultados diferentes”!
Temos a RESPONSABILIDADE de assumir a nossa Culpa e devemos sentir-nos Culpados, se não assumirmos a RESPONSABILIDADE da nossa Vida!
Talvez a frase anterior vos possa parecer confusa, mas para mim é a forma como eu olho para estas duas palavras, Culpa e RESPONSABILIDADE! Nos dias que correm somos inundados de Culpa por tudo e mais alguma coisa e a maior parte dessa emoção sentida por nós, tem a ver com algo que somos ou devíamos ser, por algo que fizemos ou que não fizemos, ou por algo que queríamos ter e não temos! A Culpa é uma emoção que nos pode ajudar, mas apenas se a conseguirmos aceitar ao invés de a querer “despejar” nos outros, pois é mais fácil culpar os outros do que assumir a RESPONSABILIDADE da nossa Culpa.
Cada vez mais as pessoas estão a fugir à RESPONSABILIDADE, pois com a RESPONSABILIDADE vem a necessidade de decidir algo e assumir as consequências dessa decisão e é aqui que muitas vezes surge a Culpa, pois culpamo-nos do resultado ou da falta dele em função da nossa decisão! Sentir Culpa, é sentir uma emoção a inundar o nosso corpo, é sentir um desconforto que nos pode levar a diferentes caminhos, mas pode ser também o começo de uma mudança maravilhosa! Ao meu olhar, a Culpa tem como principal função, fazer-nos parar para pensar, para reflectir no que fizemos, pois se estamos a sentir Culpa, algo não correu conforme as nossas expectativas e é por isso altura de fazer um balanço sobre o que fizemos bem e o que precisamos de melhorar ou fazer diferente!
É aqui que entra a RESPONSABILIDADE, é aqui que podemos seguir caminhos diferentes, é aqui que alguns de nós se afogam em Culpa e desistem dos seus sonhos e outros assumem de frente a sua RESPONSABILIDADE e usam a Culpa para lhe dar o empurrão que precisavam! Assumir a RESPONSABILIDADE é aceitar que somos donos do nosso destino, que somos donos das nossas decisões e que se a Culpa não existisse seria muito mais difícil sabermos qual o caminho que temos de tomar, pois se a Culpa aparece, é apenas um alerta para mudar de direcção ou de visão!
Quero aqui deixar bem sublinhado, que assumirmos a RESPONSABILIDADE da nossa vida é um processo duro e que pode levar o seu tempo, pois muitas vezes temos de trabalhar um conjunto de crenças interiores que nos impedem de viver a vida que queremos viver! Da mesma forma, assumir a Culpa na nossa vida é um processo desafiador, pois é muito fácil cedermos à tentação de culpar o mundo pelo que nos acontece!
Deixo-vos estas duas situações para reflectir!
“Se no meu trabalho o meu chefe é um problema, pois está sempre mal disposto e só me critica, a Culpa de eu não sentir bem no meu local de trabalho é de quem?” A tentação é colocar a Culpa no vosso chefe pois não é o exemplo que vocês desejam ter, mas se assumirem a RESPONSABILIDADE da vossa vida, vão perceber que quando colocamos a Culpa nos outros, estamos apenas a fugir à nossa RESPONSABILIDADE!
“ Se me estou a sentir mal no meu trabalho, pois fiz uma tarefa em que o resultado não correu como esperado e o meu chefe disse que a Culpa era minha, mas a Culpa é dele porque não me explicou bem! Afinal de quem é a Culpa?” Assumam a vossa Culpa, assumam que talvez pudessem ter feito um esforço para perceber melhor, ou que talvez pudessem ter perguntado e depois transformem a Culpa em RESPONSABILIDADE e façam o melhor que estiver ao vosso alcance para obter o resultado pretendido!
Culpar os outros de nada serve! Culparmo-nos de tudo e nada fazer, só piora!
Mas se quisermos usar a Culpa, para nos levar à RESPONSABILIDADE da nossa vida…ai sim, a Culpa está a cumprir o seu propósito!
A nossa grande RESPONSABILIDADE é viver a vida que queremos viver e se não a estamos a viver, então a Culpa é apenas nossa!
Por isso deixo-vos o desafio, Responsabilizem-se mais, Culpem-se menos e talvez os resultados da vossa vida se tornem bem mais gratificantes!