Decisões! Porque é tão difícil?!
Antes de entrar no tema deste artigo, permita-me agradecer-lhe o tempo que está a investir nesta leitura! Não sei se fará sentido para si o que de seguida vou escrever, mas de uma coisa tenho a certeza, se assim o decidir, talvez este texto o possa ajudar a conseguir olhar de forma diferente para o seu futuro e o que pode fazer com ele! Porque “Loucura? Loucura é fazer sempre as mesmas coisas e esperar resultados diferentes”!
Tenho de tomar uma decisão! O que devo fazer? Qual a melhor decisão a tomar?
Muitos de nós já nos deparamos com estas perguntas na nossa cabeça sobre uma qualquer decisão que tivemos de tomar na nossa vida e na maior parte das vezes é um processo difícil que nos desgasta bastante, pondo em risco o nosso bem-estar emocional e reflectindo-se no nosso comportamento, nem sempre de forma muito positiva!
O processo de decisão dentro do nosso cérebro é bastante interessante e quem de vós já estudou um pouco sobre o cérebro e a mente humana, sabe o quão complexo pode ser o processo de decisão, sendo ao mesmo tempo de uma simplicidade fantástica! Mas então porque em certos momentos da nossa vida temos tanta dificuldade em decidir? E porque é que umas pessoas tomam decisões com tanta facilidade e para outras é tão difícil decidir?
Vamos então perceber de forma simples como funciona o processo de decisão!
Ao longo da nossa evolução enquanto espécie, fomos desenvolvendo uma “ferramenta” fantástica que em grande parte se tornou responsável pelo nosso sucesso evolutivo e essa “ferramenta” é aquilo a que nós chamamos Consciência! É o facto de termos consciência da nossa vida que faz com que muitas vezes certas decisões que tem de ser tomadas se tornem numa autêntica novela, com demasiados episódios e que nos levam a um desgaste terrível! É por termos consciência que fica tão difícil decidir, pois sabemos que a decisão implica ter de escolher entre duas ou mais coisas, entre dois ou mais cenários possíveis e por isso decidir pode por vezes ser um processo muito penoso!
Segundo Maslow, um famoso psicólogo americano, todos nós temos necessidade de certeza na nossa vida, razão pela qual se torna tão difícil decidir, afinal antes de decidirmos gostaríamos de ter a certeza que a nossa decisão é a melhor e a mais acertada! Mas será isso possível? Seremos capazes de conseguir ter a certeza da nossa decisão antes de a tomarmos? A resposta é SIM e NÃO! Confusos? Eu ajudo…
Da minha experiencia enquanto Coach, aquilo que me tenho apercebido e experienciado é que o processo de decisão é tão mais difícil quanto menor for a autoconfiança da pessoa que está a decidir! Outra das coisas que também é muito comum acontecer é a falta de informação que pode ajudar no processo de decisão, pois muitas vezes tomamos decisões sem ter qualquer informação que nos ajude a perspectivar os cenários possíveis da nossa decisão! Além disto, existe também outra coisa que dificulta e muito as nossas decisões, a nossa expectativa face ao resultado da nossa decisão, pois colocamos o sucesso da nossa decisão exclusivamente no resultado que queremos obter!
Em resumo, sempre que tiverem que tomar uma decisão na vossa vida tenham atenção a estas questões:
- Lembrem-se que todos nós temos necessidade de certeza, mas a única certeza que podemos ter numa decisão, é que temos mesmo de decidir! A pior decisão é não decidir nada!
- Informação! Procurem o mais que vos for possível toda a informação que vos possa ajudar a decidir, para se sentirem mais seguros na vossa decisão!
- Expectativas, não vivemos sem elas, mas cuidado quando elas tomam conta da nossa decisão, pois isso pode levar a uma grande frustração!
- E por fim…autoconfiança! Se confiarem em vocês, se acreditarem em vocês, tenho a certeza que a vossa decisão será sempre a melhor no momento que a tomarem!
Então com um pouco mais de consciência sobre o vosso processo de decisão, percebem agora que não podemos ter a certeza do resultado final da nossa decisão, mas podemos ter a certeza que a nossa decisão foi a melhor que podíamos ter tomado se tivermos em atenção os 4 pontos que referi!
Desejo-vos uma vida cheia de decisões, pois esse é um dos sinais que estamos de facto a viver a nossa vida e a escolher aquilo que pensamos ser o melhor para nós!
Porque a vida pode ser aquilo que nós DECIDIRMOS que ela seja!