Linguagem e Pensamento
Antes de entrar no tema deste artigo, permita-me agradecer-lhe o tempo que está a investir nesta leitura! Não sei se fará sentido para si o que de seguida vou escrever, mas de uma coisa tenho a certeza, se assim o decidir, talvez este texto o possa ajudar a conseguir olhar de forma diferente para o seu futuro e o que pode fazer com ele! Porque “Loucura? Loucura é fazer sempre as mesmas coisas e esperar resultados diferentes”!
Linguagem e Pensamento, qual a relação que existe e como se influenciam mutuamente? É evidente que o nosso pensamento influencia a nossa linguagem, pois na maior parte das vezes, antes de usarmos a linguagem usamos o pensamento para construir o nosso discurso. Mas e a linguagem, também influencia o nosso pensamento? Sim! A linguagem pode ter uma influência enorme na nossa forma de pensar e de encarar a vida, por isso devemos talvez começar a dar maior enfase à linguagem que usamos todos os dias, quer com os outros, quer principalmente connosco mesmos!
Ao longo do nosso dia que tipo de linguagem usamos, será uma linguagem positiva e focada para a acção, ou será uma linguagem negativa e focada no problema? Quantas vezes ouviram pessoas a dizer “parece que tudo me corre mal” ou “isto está tudo um caos” ou “eu já sabia que isto ia ser muito difícil”! Este tipo de linguagem é negativo em vários aspectos e o mais critico é que coloca o nosso pensamento alinhado com este tipo de linguagem, ou seja, começamos a ter uma maior tendência para focar o lado negativo de cada situação.
Pelo contrário, quando usamos uma linguagem mais positiva criamos em nós uma tendência natural para encarar as situações de forma proactiva e voltada para encontrar a solução possível! Pessoas que usam expressões como “vamos conseguir encontrar uma solução” ou “eu acredito que é possível dar a volta a este problema” ou “isto vai ser um grande desafio”, promovem em si um pensamento mais positivo, mesmo perante situações de muita adversidade!
Talvez seja boa ideia começar a tomar atenção à linguagem que utilizamos, especialmente aquela que usamos dentro da nossa cabeça, nos nossos pensamentos, pois a Linguagem influencia o Pensamento, na mesma medida em que o Pensamento influencia a Linguagem!
Para alterarmos a nossa linguagem, temos de fazer um esforço consciente, temos de tomar consciência das palavras e frases que usamos, temos de fazer um esforço para nos ouvirmos e apenas assim iremos conseguir mudar! A mudança da linguagem não resolve os problemas por si só, mas pode transformar um problema num desafio e isso pode fazer toda a diferença! Vamos a isso?