Medo e confiança, qual a relação entre estas duas palavras que nos provocam reacções tão distintas e opostas? A maior parte de nós tem alguns medos na sua vida, assim como tem alguns momentos de pura confiança, mas qual a ligação? Como se relacionam estas emoções em nós?
Se reflectirmos um pouco e pensarmos numa situação onde nos sentíamos totalmente confiantes, quer acerca de uma pessoa ou situação, vamos rapidamente concluir que nesse instante existia uma total ausência de medo! Na mesma medida, mas no outro extremo, vamos perceber que numa situação onde sentimos medo, de uma pessoa ou situação, existia uma total ausência de confiança! E talvez isto até seja evidente para muitos dos leitores, mas então em que é que esta constatação nos pode ajudar?
Imagine que numa situação começa a sentir medo, começa a colocar todo o seu peso no prato da balança do medo e do lado da confiança fica vazio! Evidente que a balança ficará desequilibrada e nesse instante o medo tomará conta de si! Mas agora volte a essa situação e imagine que se coloca a si mesmo esta questão…em que é que eu não estou a confiar que preciso de confiar para voltar a equilibrar a minha balança? Da minha experiencia pessoal e do que já pude constatar com os clientes com quem fui trabalhando, a resposta a esta pergunta é na maior parte das situações, em nós mesmos, precisamos de confiar em nós mesmos para voltarmos a equilibrar a balança!
O medo aparece quando a confiança desaparece! Uma pessoa tem medo de cobras, porque não consegue confiar em cobras, outra pessoa pode ter medo de andar de avião, porque não confia que tudo vai correr bem durante a viagem e outra pessoa ainda pode ter medo de mudar de trabalho, porque não confia que tudo vai correr bem se mudar! Mas todos estes medos têm uma coisa em comum, nós não confiarmos em nós mesmos, não confiarmos que temos a capacidade de lidar com cada uma destas situações!
O medo é talvez uma das emoções que maior responsabilidade teve no sucesso da nossa espécie, pois foi o medo que nos deixou alerta e nos criou a necessidade de encontrar soluções! É também quando confiamos e enfrentamos o medo, que temos provavelmente uma das melhores sensações de realização que um ser humano pode obter, pois ao ultrapassar um medo, provamos a nós mesmos que podemos confiar em nós próprios!
Por isso deixo-vos esta reflexão, sempre que sentirem o medo a apoderar-se de vocês, perguntem-se em que é que eu preciso de confiar para que este medo desapareça?